top of page
Foto do escritorFelipe Somar

Detox da Mente Superpositiva

Quando pensamos em autoconhecimento, logo nos vem à mente melhoria na forma de pensar e agir. Certamente você já ouviu que seus pensamentos criam sua realidade e que, portanto, se você tiver pensamentos positivos, viverá uma vida positiva. Não entrarei no mérito de discutir a veracidade dessa sentença, apenas quero discorrer sobre o efeito dela quando a usamos de forma desempoderada.


A maior parte de seus pensamentos, assim como seus sentimentos, vem na sua mente de forma involuntária. Isso acontece porque nossa mente está submersa numa vasta área inconsciente. Assim, não adianta produzirmos pensamentos conscientes positivos enquanto nosso subconsciente está automatizado para reproduzir pensamentos inconscientes negativos.


Se dentro do seu processo de autodesenvolvimento você cria uma obrigação de superpositividade, como se fosse proibido entrar em contato com pensamentos negativos, você deixa de perceber a função daquele pensamento para seu sistema, para onde ele está te levando e qual o seu efeito, criando uma falsa impressão de realidade e uma desconexão consigo mesmo. Isso não é o oposto do que deveria ser o autoconhecimento?



Já vi muitas pessoas deixando de observar o porquê de uma experiência na sua vida por acreditar que ela está atuando de forma errada, uma forma não positiva. Elas dizem: "Eu não tenho que ser grata por essa situação?". Eu respondo: "Você é verdadeiramente grata?". Gratidão é um estado, não é algo que se produz.


Se você quer entrar em contato com o estado em equilíbrio, você precisa ir a partir daquilo que está presente, não do que acha que deveria estar presente, independente se a mente a categoriza como positiva ou negativa. Nem sempre o positivo para a mente é positivo para a sua experiência. A trajetória que o autoconhecimento nos convida é olhar para o positivo e negativo como oportunidades de integrar aquilo que ainda não foi compreendido.


Como seria ao invés de ter que ser superpositivo você ser superpresente, superdisponível e superconfiante para se autoreconhecer?

 


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page